x

Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar por e-mail Compartilhar no Telegram Compartilhar no Reddit
Exemplos de

Fá maior

15 resultados encontrados


1. Enarmonia

be que na escala diatônica a nota Mi Sustenido soa como um
Natural, assim como o Dó Bemol soa como um Si Natural. Nã
Bemol em vez do Si Natural ou um Mi Sustenido em vez de um
Natural, numa partitura, é especialmente reconhecida como
como exemplo a a escala de Sol: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi,
#. Como ficaria então, no caso da Escala de Sol#? Ficaria:
Escala de Sol#? Ficaria: Sol#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#, Mi#,
## (na verdade é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Ré
erdade é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Réb, Mib,
, Sol), porque essa escala de Sol Sustenido é uma armadura
Sol, derivou de uma flexão teoricamente cromática da nota
#. NA AFINAÇÃO DESTEMPERADA Em um instrumento mais tradici
icas numa 6143-2507: Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F: enarmônica à de
Sustenido Maior (com sua relativa, Ré Sustenido Menor); B-
7: Triádicas: Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim: enarmônica à de
Sustenido Maior; B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à d
icas: Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmônica à de
Sustenido Maior; B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmô
escala diatônica nos permite formar acordes com intervalos
es e menores. Similarmente, num instrumento de propriedades
emperado, uma nota qualquer é formada por parciais de sons
es e menores e harmônicos. Em um instrumento inarmônico, c
numa 7052-3416: Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb: enarmônica à de Si
(com sua relativa, Sol Sustenido Menor); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C
Menor); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó Sustenido
(com sua relativa, Lá Sustenido Menor); F#-G#-A#-B-C#-D#-E
do Menor); F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol
(com sua relativa, Mi Bemol Menor). Escalas enarmônicas nu
-2507: Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F: enarmônica à de Fá Sustenido
(com sua relativa, Ré Sustenido Menor); B-C#-D#-E-F#-G#-A#
ido Menor); B-C#-D#-E-F#-G#-A#: enarmônica à de Dó Bemol
(com sua relativa, Lá Bemol Menor); C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#:
l Menor); C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#: enarmônica à de Ré Bemol
(com sua relativa, Si Bemol Menor). Tonalidades enarmônica
riádicas: Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim: enarmônica à de Si
; Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim: enarmônica à de Dó Sustenido
; Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim: enarmônica à de Dó Sustenido
; F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de Sol Bemol Mai
ior; F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de Sol Bemol
. Tetrádicas: Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5: enarmôn
: Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5: enarmônica à de Si
; Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5: enarmônica à de Dó S
m7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5: enarmônica à de Dó Sustenido
; F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de Sol
-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de Sol Bemol
. Tonalidades enarmônicas numa 6143-2507: Triádicas: Gb-Ab
Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim: enarmônica à de Fá Sustenido
; B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à de Dó Bemol Maio
aior; B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à de Dó Bemol
; C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim: enarmônica à de Ré Bemol Ma
or; C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim: enarmônica à de Ré Bemol
. Tetrádicas: Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmôni
7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmônica à de Fá Sustenido
; B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmônica à de Dó B
-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmônica à de Dó Bemol
; C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5: enarmônica à de Ré
D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5: enarmônica à de Ré Bemol
. Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 7052-3416:
mônicas com duas tonalidades numa 7052-3416: 70 (Dó Bemol
e Dó Maior): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó Maior); 05
duas tonalidades numa 7052-3416: 70 (Dó Bemol Maior e Dó
): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó Maior); 05 (Dó Maior e
16: 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior): enarmônica à 50 (Si
e Dó Maior); 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica
Bemol Maior e Dó Maior): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó
); 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó
Maior): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó Maior); 05 (Dó
e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó Sust
ica à 50 (Si Maior e Dó Maior); 05 (Dó Maior e Ré Bemol
): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior). Mús
); 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó
e Dó Sustenido Maior). Músicas enarmônicas com três ton
Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó Sustenido
). Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 7052-341
nicas com três tonalidades numa 7052-3416: 705 (Dó Bemol
, Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior
três tonalidades numa 7052-3416: 705 (Dó Bemol Maior, Dó
e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior
numa 7052-3416: 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Ré Bemol
): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido M
Maior, Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si
, Dó Maior e Dó Sustenido Maior). Músicas enarmônicas co
Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó
e Dó Sustenido Maior). Músicas enarmônicas com duas tona
r): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido
). Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 6143-2507
as enarmônicas com duas tonalidades numa 6143-2507: 50 (Si
e Dó Maior): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maio
cas com duas tonalidades numa 6143-2507: 50 (Si Maior e Dó
): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior); 07 (Dó
07: 50 (Si Maior e Dó Maior): enarmônica à 70 (Dó Bemol
e Dó Maior); 07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmô
aior e Dó Maior): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó
); 07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 05 (
): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior); 07 (Dó
e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré
Dó Bemol Maior e Dó Maior); 07 (Dó Maior e Dó Sustenido
): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior). Músicas
7 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 05 (Dó
e Ré Bemol Maior). Músicas enarmônicas com três tonalid
Sustenido Maior): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré Bemol
). Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 6143-250
enarmônicas com três tonalidades numa 6143-2507: 507 (Si
, Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó
as com três tonalidades numa 6143-2507: 507 (Si Maior, Dó
e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior
es numa 6143-2507: 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido
): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Dó Sust
Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol
, Dó Maior e Dó Sustenido Maior). Músicas com duas tonali
Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó
e Dó Sustenido Maior). Músicas com duas tonalidades com e
rmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Dó Sustenido
). Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas nu

2. Tonalidade

r: Eb-Fm-Gm-Ab-Bb-Cm-Ddim Mi Maior: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim ‎
: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#
7M-Bb7-Cm7-Dm7b5 Mi Maior: E7M-F#m7-G#m7-A7M-B7-C#m7-D#m7b5 ‎
: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5 Fá Sustenido Maior (enarmô

3. Cromatismo

uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Láb-Mib-Sib-
-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma c
por exemplo, um 0A (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-
#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composição tonal. Os crom
secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa menor/
da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral, o cro
Cravo Bem Temperado", Bach utilizou todas as 12 tonalidades
es e menores, demonstrando a relação do campo tonal ao cam

4. Dó sustenido menor

E (mi maior) - Escala: Mi,
#, Sol#, Lá, Si, Dó#, Ré# e novamente Mi que é a repeti
a ou 1º grau da escala) Número de acidentes na sua ordem:
#, Dó#, Sol# e Ré #. C#m (Dó# menor) - relativo de E - Es
C#m (Dó# menor) - relativo de E - Escala: Dó#, Ré#, Mi,
#, Sol#, Lá, *Si#, Dó# (repetição da tônica) Número de
(repetição da tônica) Número de acidentes na sua ordem:
#, Dó#, Sol# e Ré #. (*5ª nota ou 5º grau da escala de E
E (mi
) - Escala: Mi, Fá#, Sol#, Lá, Si, Dó#, Ré# e novamente


5. Cromatismo

a enarmônica, por exemplo, um Zê ou um Zero (Láb-Mib-Sib-
-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma c
, um Zê ou um Zero (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-
#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composição tonal. Os crom
secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa menor/
da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral, o cro
avo Bem Temperado", Bach utilizou todas as doze tonalidades
es e menores, demonstrando a relação do campo tonal ao cam

6. Armadura

plo na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de S
7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está
Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs:
s Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou R
Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss:
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s s
Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou
s Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs
Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou
s Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Meno
madura define a escala diatônica que a obra musical usa. A
ia das escalas necessitam que algumas notas sejam consistent
por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol
a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto a arma
stenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol
é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se te
um sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sol
. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma peça
ências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores
s Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menore
Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
nores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis
es ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores;
5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés
es ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores;
Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis
es ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Meno
Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis
es ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Men
res; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás
es ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sus
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s são aquelas seqü
ências de oito tonalidades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores
is Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores
s: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis
es ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores
nores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis
es ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Men
nores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou S
: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis
es ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Me
enores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis
es ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Me
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sus
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (ou armad
adura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o Dó
ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 70523416

7. Cromatismo

e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si)) no contexto de uma composi
Exemplos de cromatismos com as 15 escalas: 0A: Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si; 7S: Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si-Ri-L
i-Li-Má-Tó-Fó-Dé-Sá; 5F: Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá; 2S: Ti-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-
: Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá; 2S: Ti-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li; 3F: Du-Sé-Rá-Lé-M
ó-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li; 3F: Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti; 4S: Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-R
-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó; 1F: Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di; 6S: Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si-Ri-
Ri-Li-Má-Tó-Fó-Dé; 6F: Mu-Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré; 1S: Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si
-Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré; 1S: Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri; 4F: Fé-Du-Sé-Rá-Lé-M
-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri; 4F: Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi; 3S: Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-
4F: Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi; 3S:
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má; 2F: Sé-Rá-Lé-M
-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má; 2F: Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi; 5S: Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri
-Ri-Li-Má-Tó-Fó; 7F: Lu-Mu-Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só.
secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa menor/
da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral, o cro
Cravo Bem Temperado", Bach utilizou todas as 12 tonalidades
es e menores, demonstrando a relação do campo tonal ao cam

8. Armadura

plo na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de S
7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está
Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs:
s Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou R
Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss:
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s
Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou
s Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs
Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou
s Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Meno
madura define a escala diatônica que a obra musical usa. A
ia das escalas necessitam que algumas notas sejam consistent
por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol
a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto a arma
stenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol
é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se te
sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sóis
es. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma pe
ências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores
s Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menore
Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
nores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis
es ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores;
5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés
es ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores;
Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis
es ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Meno
Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis
es ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Men
res; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás
es ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sus
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquelas seqü
ências de oito tonalidades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores
is Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores
s: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis
es ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores
nores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis
es ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Men
nores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou S
: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis
es ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Me
enores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis
es ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Me
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sus
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (ou armad
adura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o Dó
ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416


9. Armadura

plo na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de S
7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está
Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs:
s Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou R
Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss:
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s s
Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou
s Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs
Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou
s Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Meno
madura define a escala diatônica que a obra musical usa. A
ia das escalas necessitam que algumas notas sejam consistent
por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol
a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto a arma
stenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol
é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se te
um sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sol
. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma peça
ências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores
s Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menore
Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
nores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis
es ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores;
5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés
es ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores;
Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis
es ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Meno
Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis
es ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Men
res; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás
es ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sus
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s são aquelas seqü
ências de oito tonalidades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores
is Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores
s: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis
es ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores
nores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis
es ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Men
nores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou S
: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis
es ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Me
enores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis
es ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Me
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sus
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (ou armad
adura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o Dó
ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 70523416

10. Armadura

plo na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de S
7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está
Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs:
s Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou R
Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss:
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s
Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou
s Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs
Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou
s Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Meno
madura define a escala diatônica que a obra musical usa. A
ia das escalas necessitam que algumas notas sejam consistent
por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol
a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto a arma
stenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol
é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se te
sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sóis
es. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma pe
ências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores
s Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menore
Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
nores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis
es ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores;
5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés
es ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores;
Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis
es ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Meno
Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis
es ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Men
res; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás
es ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sus
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquelas seqü
ências de oito tonalidades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores
is Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores
s: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis
es ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores
nores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis
es ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Men
nores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou S
: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis
es ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Me
enores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis
es ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Me
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sus
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (ou armad
adura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o Dó
ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416

11. Tonalidade

r: Eb-Fm-Gm-Ab-Bb-Cm-Ddim Mi Maior: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim ‎
: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#
7M-Bb7-Cm7-Dm7b5 Mi Maior: E7M-F#m7-G#m7-A7M-B7-C#m7-D#m7b5 ‎
: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5 Fá Sustenido Maior (enarmô

12. Armadura

na tonalidade de Sol Maior a melonota que define o tom é o
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de S
7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está
es): Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs (Um-Efes):
s Maiores ou Rés Menores; 6Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos
(Um-Efes): Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss (Seis-Esses):
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s
ou Mis Menores; 4Fs (Quatro-Efes): Lás Bemóis Maiores ou
s Menores; 3Ss (Três-Esses): Lás Maiores ou Fás Sustenido
Maiores ou Fás Menores; 3Ss (Três-Esses): Lás Maiores ou
s Sustenidos Menores; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis Maiores o
madura define a escala diatônica que a obra musical usa. A
ia das escalas necessitam que algumas melonotas sejam consis
por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol
a melonota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto a
stenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol
é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se te
um sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sol
. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma peça
ências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores
s Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
ista dessas oito tonalidades: 7Fs (Sete-Efes): Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou
móis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As (Zero-Ás): Dós
es ou Lás Menores; 5Fs (Cinco-Efes): Rés Bemóis Maiores o
ós Maiores ou Lás Menores; 5Fs (Cinco-Efes): Rés Bemóis
es ou Sis Bemóis Menores; 2Ss (Dois-Esses): Rés Maiores ou
óis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss (Dois-Esses): Rés
es ou Sis Menores; 3Fs (Três-Efes): Mis Bemóis Maiores ou
Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs (Três-Efes): Mis Bemóis
es ou Dós Menores; 4Ss (Quatro-Esses): Mis Maiores ou Dós
is Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss (Quatro-Esses): Mis
es ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs (Um-Efes): Fás Maiores o
Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs (Um-Efes): Fás
es ou Rés Menores; 6Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos Maiore
Maiores ou Rés Menores; 6Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquelas seqü
ências de oito tonalidades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores
is Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
sta dessas oito tonalidades: 6Fs (Seis-Efes): Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores; 1Ss (Um-Esses): Sóis Maiores ou
móis Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss (Um-Esses): Sóis
es ou Mis Menores; 4Fs (Quatro-Efes): Lás Bemóis Maiores o
is Maiores ou Mis Menores; 4Fs (Quatro-Efes): Lás Bemóis
es ou Fás Menores; 3Ss (Três-Esses): Lás Maiores ou Fás
s Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss (Três-Esses): Lás
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis
es ou Sóis Menores; 5Ss (Cinco-Esses): Sis Maiores ou Sóis
is Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss (Cinco-Esses): Sis
es ou Sóis Sustenidos Menores; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores
s Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As (Zero-Ás): Dós
es ou Lás Menores; 7Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos Maiore
Maiores ou Lás Menores; 7Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (ou armad
adura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o Dó
ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416


13. Tonalidade

r: Eb-Fm-Gm-Ab-Bb-Cm-Ddim Mi Maior: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim ‎
: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#
7M-Bb7-Cm7-Dm7b5 Mi Maior: E7M-F#m7-G#m7-A7M-B7-C#m7-D#m7b5 ‎
: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5 Fá Sustenido Maior (enarmô

14. Escala

i Bemol Maior: Eb-F-G-Ab-Bb-C-D Mi Maior: E F#-G#-A-B-C#-D# ‎
: F-G-A-Bb-C-D-E Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#-G#-A#

15. Escala

i Bemol Maior: Eb-F-G-Ab-Bb-C-D Mi Maior: E-F#-G#-A-B-C#-D# ‎
: F-G-A-Bb-C-D-E Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#-G#-A#